
#30028 de maio de 2026 · 1h55min
Ruy Alves — Sócio da Kinea e gestor das estratégias de multimercado, com mestrado em finanças pela London Business School e passagem pela JGP
Toque no livro pra ver o que foi dito, ou no minuto pra ouvir.
O sonho da classe média brasileira ruiu porque durante trinta anos o país financiou consumo com crédito, gasto público e commodities sem nunca gerar produtividade — e sem produtividade não existe esperança de que amanhã seja melhor que hoje.
Calcule hoje quanto da sua renda mensal está comprometida com juros de dívidas (cartão, crediário, consignado) — se estiver perto de um terço, priorize quitar ou renegociar antes de qualquer investimento.
No episódio 300 do Os Sócios, Bruno e Malu Perini recebem Ruy Alves, sócio da Kinea, para discutir o que aconteceu com a classe média brasileira. Ruy define classe média não por renda, mas por um conjunto de condições — segurança, acesso a saúde e educação, lazer e a esperança de que os filhos viverão melhor — e mostra que esse pacote hoje é inacessível até para quem está no 1% mais rico do país (renda de cerca de R$ 25 mil). A renda média brasileira é de R$ 3.600, e aproximadamente um terço dela está comprometido com juros de dívidas. O convidado traça uma linha histórica: o período de industrialização (1945-1975), a década de 80 com hiperinflação e destruição de capital, a estabilização de 1994 e o ciclo de euforia 1994-2014 sustentado por crédito, boom de commodities, gasto público e parafiscal (BNDES, Petrobras) — tudo isso sem nenhum ganho de produtividade. Usa o filme Parasita como metáfora: a falsa sensação de ascensão social, a enchente de 2014-2024 (uma década de renda per capita estagnada) e a cena final sangrenta como retrato do conflito social atual. Argumenta que o governo atual repete o mesmo modelo, agora com dívida/PIB muito maior e consignado privado. Na segunda parte, amplia a análise para o mundo: Pareto como lei natural da concentração de riqueza, a morte da classe média nos EUA e na Europa, o custo da habitação, a economia em K, o papel das redes sociais no ressentimento e na derrota sistemática de incumbentes. Discute instituições fracas no Brasil (o 'pecado original' da República copiada dos EUA), o poder do Congresso sobre o orçamento e conclui que, seja com reeleição ou alternância, o país passará por um ponto de estresse antes de fazer as reformas necessárias — e que a única saída estrutural é produtividade.
“Eu defino a classe média assim: eu tenho uma sensação forte de que a vida dos meus filhos vai ser melhor do que a vida que eu tive.”
“Como é que todo mundo estava com a sensação de maior riqueza com zero produtividade? Não podia dar certo.”
“A razão que o Brasil não quebra, a razão que o Brasil vai até o limite do abismo e volta, é porque o dinheiro do brasileiro está aqui dentro. O carrapato não pode matar o boi.”
“A gente é homem das cavernas rodando em software do século XX.”
“Quando você precisa de herói, a coisa está muito errada no país. Triste o povo que precisa de heróis.”
“Imposto não é roubo. O que é roubo é você lesar uma sociedade após coletar impostos e usá-los indevidamente para ganhos pessoais.”